sexta-feira, 11 de julho de 2014

50. Aprendendo a ganhar e perder: Torneio de futebol na Casa Comunitária Luzeiro.



Nós começamos com um plano simples, poucas equipes, 5 ou 6 no máximo, jogando futebol por algumas tardes com uma equipe de missões focada em esportes dos Estados Unidos que estavam conosco em Belo Horizonte. Dentro de duas semanas anunciando o conceito, o dobro do número de respostas veio e ficamos muito animados! 13 equipes, de seis crianças cada, queriam estar envolvidas em nossa "Copa da Unidade" na Casa Luzeiro. Algumas dessas equipes vieram de outras bases da JOCUM, dois projetos da comunidade local enviou uma equipe, as igrejas locais enviaram equipes, jogadores de nossa antiga escola de futebol, e as crianças do bairro em torno da Casa Luzeiro vieram para participar da diversão!


No primeiro dia do torneio, havia pessoas esperando do lado de fora dos portões da Casa Luzeiro, meia hora antes! E não eram só os jogadores, mas as pessoas de todas as idades que queriam fazer parte deste evento da comunidade. O segundo dia, como a notícia se espalhou por toda a comunidade, ainda mais pessoas apareceram para assistir ao torneio.





Cada equipe tinha um jogador da equipe dos EUA, Briarwood Futebol Clube, de Alabama, e um tradutor. Durante os intervalos do jogo e em outros momentos, quando não estavam jogando, os membros da equipe EUA e os tradutores começaram a compartilhar e se relacionar com as crianças locais através de risos, testemunhos, uma palavra de encorajamento, ou uma passagem bíblica. As crianças da comunidade foram muito receptivas e estavam gratas pelo "Gringo" de sua equipe e suas habilidades no futebol. Até o final dos dois primeiros dias de qualificação, novas amizades foram feitas e camisas trocadas.




O Dia da Final apresentou as melhores seis equipes que disputariam o título de Campeão da Copa da Unidade. O último jogo de qualificação desceu para a disputa de pênaltis. Quando o campeonato chegou a um tiro de pênalti, não havia um som para ser ouvido, todos estavam segurando a respiração quando o goleiro e atirador se enfrentaram. Uma vez que a bola saiu do pé do atirador, a multidão entrou em erupção! E quando a "poeira baixou", o invicto Columbia levou para casa o troféu. Outros prêmios também foram dados para MVP, melhor goleiro e mais gols marcados.








Embora só possa haver um vencedor em um jogo de futebol, na vida é diferente. Durante o torneio, para cada uma das crianças que participaram foi falado e mostrado que eles também podem ser um vencedor. Este fim de semana foi-lhes dado a oportunidade de praticar esportes competitivos em um ambiente seguro onde eles foram amados, ouvidos e orientados. Eles foram incentivados, ganhando ou perdendo, o que é exatamente o que Deus faz por nós. Nós fomos capazes de chegar a muitas crianças que normalmente não vêm para as atividades regulares da comunidade patrocinadas ao longo do ano pela Casa Luzeiro. Mas, o que aconteceu é que, por causa deste torneio, muitas crianças expressaram o desejo de voltar para a Casa e participar de outras atividades.

Jenny Jack

Veja o vídeo aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário